O passeio pelo Trem das Termas é muito procurado por turistas que estão visitando a região entre as cidades de Piratuba, em Santa Catarina, e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul. Essa viagem é bem característica da serra gaúcha e leva os visitantes por uma verdadeira viagem no tempo, com muita história e diversão. Mas, como é o passeio pelo Trem das Termas? Embarque conosco para descobrir abaixo!
O Trem das Termas permite que seus passageiros mais jovens conheçam um pouco de como era a vida antigamente. Já os passageiros mais velhos têm a oportunidade de reviver memórias e emoções. Além disso, a paisagem pela qual o trem passa é de tirar o fôlego, e a animação dentro da locomotiva faz a viagem ser uma experiência única!
Como funciona o passeio do Trem das Termas?
O passeio começa na estação ferroviária de Piratuba, local que, por si só, já vale a visita. Lá você já começa a sentir um pouco de como será o passeio, com muita diversão, música ao vivo e bastante história, já que a estação possui um pequeno museu com tema ferroviário.
A estação rodoviária de Piratuba também conta com uma loja de presentes que vende diversas lembrancinhas temáticas do passeio. O sino da estação toca às 13h30, avisando a todos a bordo que a viagem começou, a partir do apito da Maria Fumaça.
O Trem das Termas é uma locomotiva autêntica, datada de 1920, e tem capacidade para cerca de 250 passageiros. O percurso tem cerca de 25 km e apresenta paisagens maravilhosas de serra, mata fechada e propriedades rurais bem características de época. No interior do trem, os passageiros contam com muito conforto, incluindo serviço de bordo e opções de entretenimento, como música ao vivo e show de humor.
Qual é o trajeto do Trem das Termas?
O passeio se inicia em Piratuba e, após alguns quilômetros, a paisagem já começa a mudar, quando o trem passa pela comunidade do Alto Maratá. Depois disso, a locomotiva faz uma passagem pelo extinto complexo ferroviário do Uruguai e suas ruínas, que traz um clima de nostalgia que combina perfeitamente com a experiência.
A maior parte do trajeto acompanha a margem esquerda do Rio Peixe, fazendo com que a paisagem seja ainda mais especial. Além das belezas naturais, é possível acompanhar algumas joias arquitetônicas, como a ponte Belga, que foi construída em 1913 e é um dos principais pontos turísticos da região, marcando a divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, sob o Rio Uruguai.
Chegando à estação de Marcelino Ramos, o Trem das Termas faz uma parada na qual os passageiros podem aproveitar para conhecer a cidade, e até mesmo fazer outros passeios, que são comprados separadamente.
Passeios em Marcelino Ramos
Na estação de Marcelino Ramos, antes de iniciar a viagem de volta, o Trem das Termas faz uma parada de pouco mais de 1 hora, o que proporciona aos turistas tempo suficiente para passearem por lá. Algumas das opções são: visita ao Santuário de Nossa Senhora da Salete ou ao Balneário de Águas Termais e passeio pelo centro para conhecer de perto as belezas da cidade.
Caso você não se interesse pelos passeios por Marcelino Ramos, na própria estação rodoviária de lá dá para encontrar lanchonete, bebidas e até uma feirinha de artesanato local.
Imagem: foto do Trem das Termas
Para aproveitar esse passeio, é necessário ficar hospedado na cidade de Piratuba, onde fica a estação ferroviária na qual o passeio é iniciado. Além disso, o município apresenta muitas outras atrações turísticas que vão garantir muita diversão e relaxamento nas suas férias.
Comece a planejar essa viagem repleta de experiências inesquecíveis agora mesmo. Nosso hotel é ideal para quem deseja conhecer Piratuba. Entre em contato com a gente e venha passar ótimos momentos.