Santa Catarina é, sem dúvidas, um estado encantador, sendo muito conhecido por toda a natureza que envolve o local. Desde a presença de uma bela costa litorânea e até montanhas, que trazem brilho aos olhos dos turistas que decidem explorar o local. No entanto, além da beleza natural, lembramos do estado também por sua história, cultura e tradição e por outro ponto que se destaca: a rica culinária! Muito do que se é feito nas cozinhas é proveniente dessa trajetória histórica do local.

Vai conhecer Santa Catarina? Não deixe de saborear a culinária riquíssima servida em restaurantes, pontos turísticos, bares e muito mais.

Culinária típica para provar na sua visita à Santa Catarina

Assim como as visitas aos pontos turísticos e museus históricos servem para contar e mostrar como a história influencia no tempo presente e como a arquitetura do lugar, por exemplo, foi feita com base no passado, o mesmo acontece com a gastronomia.

Grande parte dos pratos servidos em Santa Catarina ou em qualquer outro lugar, trazem a história do povo e suas heranças. São pratos que carregam história!

Então, viajar e provar as delícias feitas naquele lugar pelo próprio povo também é uma maneira de imergir na cultura e conhecer um pouco mais do ambiente, das vivências e o que influenciou a criação dos pratos. A prova disso é que Santa Catarina tem uma forte influência da cultura europeia, então, provar os pratos típicos desse destino é também conhecer um pouquinho da Europa.

Confira alguns pratos típicos de Santa Catarina que você deve experimentar durante sua viagem:

1. Eisbein

Eisbein ou joelho de porco é um dos pratos que todo turista precisa provar quando vai para Santa Catarina. É um dos mais típicos da região, com uma influência direta e bem forte da Alemanha, que consiste, como o próprio nome já diz, em um joelho de porco assado por horas, sendo acompanhado, de maneira tradicional, com chucrute. E justamente, por causa de sua grande procura, ele é servido em grande parte dos restaurantes da região.

2. Polenta no fio

É um prato com grande influência trazida pelos italianos. Além disso, tem uma origem histórica direta com o trabalho nas lavouras e, portanto, os trabalhadores da zona rural, que realizavam o trabalho braçal, precisavam de uma refeição mais forte, que desse sustância. Por isso, a polenta acabou sendo difundida, pois é mais encorpada, sendo cozida por muitas horas, para dar a liga. Também é fácil encontrar nos restaurantes.

3. Salsichas alemãs

Assim como traz no nome, as salsichas são heranças dos alemães para os moradores e turistas que transitam em Santa Catarina. Elas são cozidas e comidas com muita, muita, mostarda.

4. Chucrute

Esse é um acompanhamento básico de grande parte dos pratos de origem alemã, sendo uma conserva composta, tradicionalmente, apenas por repolho, água e sal, mas podendo ser preparada também de outras formas.

5. Rollmops

Essa é uma opção para aqueles que gostam de provar sabores mais excêntricos. Em suma, o rollmops é formado por um pedaço de cebola crua, enrolada por uma fatia de sardinha e colocado em conserva, geralmente apenas com um pouco de pimenta. E aí, encararia?

No entanto, não é preciso circular muito em Santa Catarina para consumir alguns desses pratos típicos. O Caxias Thermas Hotel é um hotel que tem como principal objetivo proporcionar uma melhor experiência para os seus hóspedes. Por isso, oferece alguns pratos típicos da região, facilitando a experiência de conhecer a gastronomia do estado.

Boa infraestrutura, totalmente pet friendly, aceitando bichos de estimação com porte pequeno ou médio, e com vacinas em dia, o Caxias Thermas Hotel é o local ideal para você e sua família!

Deixe seu comentário